A sua relação está rodeada por negatividade?

É inevitável, quando o relacionamento se torna desgastado e frágil pensamentos negativos invadem os casais. E essa negatividade se expressa através de hostilidade e desconfiança.

Se você já percebeu que o seu relacionamento está rodeado por negatividade continue a ler este artigo, pois é sobre esse assunto que eu vou falar nesse artigo.

No ramo da psicologia a negatividade pode se originar por variadas formas. As experiencias de vida, principalmente as que aconteceram ainda na infância acabam sendo responsáveis pelas vulnerabilidades de alguém ser mais ou menos suscetível a negatividade. 

Em contraponto, aprendemos que junto com a negatividade, coisas boas e gratidão são práticas que devem ser realizadas para um bom funcionamento da relação.

Quando o o relacionamento fica envolto a negatividade excessiva, a capacidade de abrir espaço para o beneficio da duvida e uma comunicação sincera, acabam sendo fechadas.

O relacionamento acaba ficando incapaz de desenvolver um ambiente onde o parceiro se sinta seguro e confortável para ser quem realmente é, mostrando a sua vulnerabilidade a seu parceiro.

Por isso eu fiz uma lista, são 7 maneiras de como você e o seu parceiro podem combater a negatividade no seu relacionamento.

DICA 1

  • Comece cada dia com declarações positivas, tanto em relação ao relacionamento como sobre a vida cotidiana que os cercam.

DICA 2

  • Seja carinhoso com o seu parceiro, um ambiente amoroso permite a criação de um ambiente onde ambos se sitam seguros, fazendo com que quaisquer medos ou inseguranças fiquem do lado de fora do relacionamento.

DICA 3

  • Esteja sempre presente, de forma verbal e física. Mostre um interesse genuíno no que está acontecendo com o seu parceiro.

DICA 4

  • Esteja sempre disposto a oferecer qualquer tipo de auxilio que o seu parceiro precise, e não faça isso esperando que ele te retorne da mesma forma. Faça apenas para auxiliar o seu companheiro.

DICA 5

  • Tenha um tempo para o casal. Não deixe que a rotina ou qualquer problema da sua vida cotidiana tome um grande espaço do seu relacionamento. É preciso se organizar e ter um momento de carinho, conversa e intimidade entre os parceiros.

DICA 6

  • Seja sincero, comunique-se com seu parceiro. Não deixe que erros tomem conta da relação. Se errar, peça desculpas e tente reparar erro cometido, não deixe para depois o que pode resolver agora, evite que o rancor se instale no seu relacionamento.

DICA 7

  • Comunicação é a chave! É impossível o seu parceiro saber quais são as suas necessidades, isso porque cada pessoa desenvolve uma e mostrar isso ao  seu paceiro, de forma comunicativa e sincera, fará com que a relação se torne em beneficio mutuo da felicidade de ambos.

Lembre-se de que seu objetivo é criar um ambiente para o relacionamento se curar. Comunique-se com o seu parceiro, seja afetuoso e sincero. Crie um ambiente onde o relacionamento de abertura para que ambos se sintam seguros e confortáveis. 

A negatividade desenvolvida no seu relacionamento, pode ter sindo originada de experiencias lá do seu passado, mas um relacionamento cheio de inseguranças acaba negativando as relações que desenvolvem.

A esperança é que o casal consiga mudar a dinâmica do relacionamento, fazendo com que os dois se sintam que o outro está realmente lá.

Minha sugestão…

O foco do programa Casais Que Dão Certo é estruturar novamente uma relação de respeito e companheirismo, mesmo que o casamento não pareça mais ter solução.

Pode parecer ser um caminho difícil, mas com um trabalho em equipe, tudo se torna possível!

Tire um tempo em conjunto com o seu parceiro para que reflitam sobre os pontos negativos, mas também os positivos que estão sendo desenvolvidos no seu relacionamento.

Com amor,