É o casamento capaz de tornar as pessoas mais felizes?

Uma verdade precisa ser dita, ninguém se casa para aumentar o sofrimento na sua vida! Por mais que coisas podem acontecer e tornar esse relacionamento o motivo da sua tristeza interior, muitos de nós nos casamos pois queremos estar com alguém em que possamos dividir vários momentos da nossa vida.

Mas quando o nosso interior está ferido, sendo por quaisquer motivos, toda felicidade externa que tenta passar por essa passagem é barrado por sua interior.

Como ter um relacionamento saudável

Há muitos casais que conseguem viver um longo relacionamento repleto de alegria em seu relacionamento. Mas a uma grande diferença entre ser feliz com o casamento, experimentar emoções positivas em conjunto com o seu parceiro e tentar encontrar a sua felicidade que possa transparecer para a relação.

É importante para os casais, na verdade para todos nós, ter a liberdade de refletir sobre a felicidade. Se é algo que devemos procurar em nosso relacionamento ou em algo em nós mesmos?

Não seria mais fácil depositar nossas expectativas em um lugar seguro onde temos o total controle das ações, nada mais protegido do que dentro de nós mesmos?

Primeiramente, devemos refletir qual o verdadeiro significado de felicidade para nós.

Como todas as emoções, a felicidade tem seus altos e baixos dependendo das situações que a vida nos coloca. Assim como alegria, ansiedade, raiva e tristeza são todos transitórios.

Essas emoções nos mostram como somos por dentro como indivíduos e sobre o que sentimos em relação aos outros.

Por mais que seja possível manter certas emoções vivas por longos períodos de tempo, sendo influenciados por certas ações, é difícil pensar que é possível manter constantemente uma experiência emocional sempre que desejar.

Ainda mais quando essa experiência de sentir determinada emoção depende de outra pessoa.

Mas isso é exatamente o que fazemos quando colocamos muitas expectativas no nosso relacionamento e assim depositamos toda a pressão de que ele deva nos fazer felizes integralmente.

A sua mente acaba criando significados diferentes sobre a felicidade de estar em um relacionamento e a felicidade de ser uma pessoa.

O que um relacionamento deve nos fazer sentir?

O ser humano nasce com a necessidade de se ligar a outro ao longo de sua vida. Mas os mesmo tempo temos medo de compartilhar nossas partes mais vulneráveis com as pessoas próximas a nós e até para nós mesmos.

Eu já falei sobre esse assunto aqui no Blog do programa Casais que Dão Certo, clique aqui para conferir o artigo!

Isso dificulta muito o desenvolvimento dos relacionamento e conexões necessárias para uma relação saudável. Sem falar no sentimento que é compartilhado entre ambos os parceiros, a falta de conexão faz que se crie um barreira de insegurança que não permite que ambos se aprofundem cada vez mais na relação.

Quando nos permitimos sentir segurança no relacionamento, a barreira defensiva permite que o relacionamento seja vivido com muito mais autenticidade e amor.

Quando o relacionamento está estabilizado, a experiência de experimentar a felicidade de forma mais genuína e gratificante.

Não procure trazer para o seu relacionamento a pressão de “felizes para sempre”  e sim procure ser autêntico e verdadeiro com o seu parceiro.

A busca pela felicidade no relacionamento pode acabar sufocando os aspectos positivos que foram construídos na relação, bem como também o parceiro.

Ainda mais quando o principal motivo de estar em busca da tão sonhada felicidade no relacionamento esteja acontecendo porque você esteja tentando fugir do seu interior.

Minha sugestão…

O foco do programa Casais Que Dão Certo é estruturar novamente uma relação de respeito e companheirismo, mesmo que o casamento não pareça mais ter solução.

Pode parecer ser um caminho difícil, mas com um trabalho em equipe, tudo se torna possível!

Tire um tempo em conjunto com o seu parceiro para que reflitam sobre os pontos negativos, mas também os positivos que estão sendo desenvolvidos no seu relacionamento.

Com amor,