Como a conexão emocional pode afetar o sexo do seu casamento!

Quando o casal não consegue manter uma conexão da sua intimidade os outros pontos do relacionamento acabam se prejudicando também, o sexo é um deles! Se você já percebeu que a falta de intimidade entre você e o seu parceiro está prejudicando a vida sexual do seu casamento continue a ler este artigo.

Eu já falei aqui no BLOG do programa CASAIS QUE DÃO CERTO sobre “Como a falta de intimidade emocional pode prejudicar o seu relacionamento”, se você quiser conferir este artigo clique aqui!

A intimidade envolve basicamente a conexão entre duas pessoas que se disponibilizaram a estar emocionalmente presentes na vida do outro.

Quando o casal se conecta genuinamente às defesas que barraram a interação com o outro se quebra.

Quando essas defesas se libertam e os momentos de conexão se instalam no relacionamento, os egos e às pretensões são colocadas de lado.

Quando os casais conseguem se conectar verdadeiramente e às defesas se libertam, os parceiros se tornam seres emocionalmente vulneráveis, dando ao parceiro total acesso às partes mais frágeis de quem a pessoa é.  

Medo da vulnerabilidade

A verdade é que muitos, ou melhor a maioria de nós aprendemos desde pequenos a esconder às nossas partes mais vulneráveis tanto de nós mesmos quanto para as pessoas que estão próximas a nós.

Isso porque inconscientemente nosso cérebro entende que se mostrar frágil ou vulnerável pode ser uma porta para decepções. É um instinto natural da nossa mente querer nos proteger de quaisquer coisas que possam ser danosas.

Mas isso não é verdade! Quando mostramos toda a nossa vulnerabilidade apenas estamos externando tudo o que realmente somos, com as feridas mais profundas a mostra.

Então quando aceitamos que o melhor é realmente sim, camuflar qualquer forma que possa transparecer uma vulnerabilidade, nos envolvemos em uma espécie de proteção psica. Com o passar do tempo essa proteção se torna falsa, não transparece sensações reais de familiaridade ou conforto.

Medo da intimidade

O sexo é um meio de expressar o amor que ambos sentem por seus parceiros. Imbuído de emoção, carinhos, compaixão, excitação, prazer e alegria o sexo é o acesso direto às emoções do parceiro. Essa conectividade que ocorre através da expressão sexual une os parceiros em um momento de compartilhar todo o sentimento que ambos sentem.

Mas quando o medo da intimidade ganha espaço no relacionamento, acaba gerando confusões de sentimentos dentro do seu coração e cabeça. Um lado pensa na possibilidade de rejeição o outro espera uma proximidade emocional, resultando cada vez mais distante a possibilidade de se mostrar verdadeiramente ao companheiro.

Quando a pessoa não consegue se libertar e se conectar genuinamente com o seu parceiro, a intimidade emocional e físico se tornam algo superficial para que a vê, ou seja, há um controle tão grande em não se deixar libertar que tudo pode parecer frio aos olhos do seu parceiro.

Como tudo isso afeta o sexo?

A falta de intimidade afeta tudo! Principalmente o sexo, que para um casal é uma forma de expressar todo o sentimento e emoção que ambos sentem por seu parceiro, quando não se tem uma intimidade direta com o companheiro a pessoa não transparece isso na relação e muito menos durante o sexo.

Quando às portas emocionais que unem o casal estão fechadas torna o sexo como um ato extremamente físico sem nenhuma emoção.

E antes que você pense isso, não há nada de errado em fazer sexo simplesmente pelo prazer que ele oferece. Mas dentro de um relacionamento essa falta de intimidade entre o casal faz com que o sexo se torne inflexível, bloqueando a possibilidade de se trocar amor durante a relação sexual.

Neste outro artigo que eu publique no BLOG do programa CASAIS QUE DÃO CERTO, eu trouxe 5 maneiras de tornar o sexo mais romântico no seu casamento, se você quiser conferir clique aqui!

A intimidade

A intimidade não é fácil, certos níveis de intimidade podem deixar até o parceiro mais seguro um pouco desconfortável.

Tenha calma, tente criar no seu relacionamento uma conexão contínua e profunda através da intimidade. Para que assim tenha a possibilidade de se conectar emocionalmente também no sexo.

Minha sugestão para você é que conheça o programa Casais que dão certo, com ele você vai descobrir como construir um relacionamento saudável mesmo que o seu casamento não pareça ter mais solução. Além de mudar o andamento da sua vida sexual irá conseguir fortalecer vários pontos do seu relacionamento.

Com amor,