Como a falta de intimidade emocional pode prejudicar o seu relacionamento

Você já deve ter ouvido falar que um relacionamento que dá certo se instala em bases de intimidade, respeito, admiração e companheirismo.

Quando um desses pilares se estremece a relação fica sujeita a absorver intempéries que possam ocorrer no dia-a-dia do relacionamento.

Se você já percebeu que um desses pilares está estremecido e está a procura de uma solução para o seu casamento,

Neste artigo eu vou falar sobre a intimidade emocional e como ela pode trazer malefícios para você e o seu companheiro.

A intimidade emocional é a forma em que o casal se conecta dentro do relacionamento.

Isso porque através dela é possível compartilhar com o seu parceiro o quão importantes são um para o outro e que estão ali para compartilhar sua vida genuinamente dentro do casamento.

Mas isso nem sempre é fácil, na verdade pode ser muito difícil para certos casais.

Porque a intimidade emocional é tão importante?

Variados problemas conjugais acontecem porque muitos casais não conseguem manter uma conexão emocional genuína dentro do relacionamento.  

Quando esse desconexão emocional acontece pode transparecer ao seu parceiro que o relacionamento que estão vivendo não tem mais tanta importância como no seu início. Eu nem preciso falar o quão isso é prejudicial não é mesmo?

Além de desestruturarem todas os outros pilares que sustentam um relacionamento, pois sem uma conexão direta das suas emoções com o do seu parceiro, tudo irá ficando cada vez mais frio e sem intimidade.

Casais que Dão Certo desenvolveram durante o relacionamento o dom de se conectarem com o seu parceiro através da intimidade emocional.

Isso faz que o parceiro se sinta constantemente completo e aquecido por estar naquela relação.

É muito mais fácil passar pelas dificuldades diárias quando às pontes de intimidade estão abertas e seguras entre os parceiros.

Neste artigo eu quero compartilhar com você o quão importante é que o seu relacionamento se conecte através de uma intimidade emocional.

O objetivo aqui é que você consiga enxergar os pontos que precisam ser trabalhados no seu relacionamento para esta conexão ocorra, e assim gere os devidos benefícios para o seu casamento.

Entenda o obstáculos que a intimidade do relacionamento pode enfrentar

Muita coisa pode ficar no caminho da intimidade do seu relacionamento. Uma delas que acontece com muitos casais e diferentes tipos de relação é a insegurança que um ou ambos os parceiros podem possuir.

Todos nós carregamos uma bagagem emocional muito forte que pode tornar o desenvolvimento de uma intimidade com o parceiro em um verdadeiro desafio.

Mas nem sempre é fácil ver que a nossa mente e a nossa bagagem emocional pode ser a responsável por tanta dificuldade em se conectar o parceiro.

É muito mais fácil apontarmos para o nosso parceiro como o responsável, a fonte de problemas da relação.

Mas é preciso que você pare e analise como você pode contribuir para o desenvolvimento dos problemas existentes no seu relacionamento.

Se entenda para compreender o seu companheiro

Se eu te questionar agora, “pense nos relacionamentos da sua vida” o que vem na sua mente?

Provavelmente o relacionamento que você tem consigo mesmo não apareceu na sua lista não é mesmo?  

Pois é isso que acontece com muitos de nós! Mesmo sendo o relacionamento com nós mesmos o mais importante e fundamental que estruturá como será os seus outros relacionamentos, é o que menos damos importância.

O que eu estou querendo dizer é que: antes mesmo de desenvolver uma conexão íntima com o seu parceiro é preciso que você tenha essa conexão com você mesmo!

Faça o seguinte exercício:

Para entender melhor o seu relacionamento que você tem consigo mesmo, é preciso que você Reflita algumas questões sobre si mesmo:

  • Em geral, como me sinto sobre mim mesmo?
  • Quais partes de mim eu considero mais fáceis de entender?
  • Quais partes de mim eu tento ignorar ou desejo que não existiam?
  • Eu tenho um relacionamento de amor ou ódio comigo mesmo?

Às suas respostas irão refletir diretamente como é o seu relacionamento consigo mesmo. Sem saber como está essa relação não é possível tentar solucionar o andamento das suas relações externas.

Às partes que você não gosta em si mesmo, uma hora ou outra se ativam e afetam diretamente o relacionamento que você tem com o seu parceiro. Isso porque a sua insatisfação interna afeta o que está próximo a você.

Pare e pense!

Para que o seu relacionamento se torne saudável e rodeado de muito amor é preciso que ambos estejam constantemente trabalhando em pontos que possam ser benéficos para o casal.

Ainda mais em tempos que os relacionamentos estão ficando cada vez mais desgastados e distantes.

Toda forma de atenção é necessária para estimular os lados positivos de um relacionamento.

Quando fazemos da nossa relação um lugar onde depositamos nossas frustrações e estresse da vida cotidiana, querendo ou não pressionamos e esperamos muito mais do que o parceiro pode nos dar.

Somos diariamente bombardeados por uma cultura que torna a busca por uma relação saudável algo impossível de se conseguir.

Mas ao contrário do que muita gente imagina sim é possível desenvolver um relacionamento saudável mesmo que o casamento não pareça ter mais solução.

Minha sugestão é que você conheça o programa Casais que dão certo, com ele você vai descobrir como construir ou reestruturar o seu casamento.

Com amor,