Os primeiros passos para melhorar o seu casamento: começando por você!

Você sabia que existe a possibilidade de fazer com que o seu casamento volte a ser, ou comece a se tornar um relacionamento saudável e feliz? Sim existe! E é sobre esse assunto que eu vou falar neste artigo.

Quando falamos que estamos tendo problemas em nosso relacionamento, que as coisas já não estão indo tão bem como antes.

É comum olharmos apenas para os erros do nosso parceiro e esquecemos de analisar a nossa atitude perante a relação que estamos vivendo.

Para se ter um bom relacionamento, o trabalho e esforço precisa vir dos dois lados. E antes de apontar o que o outro está fazendo ou não, é importante ter noção sobre o que as suas atitudes estão trazendo para o seu casamento.

Porquê?

Casais que projetam em parceiros a perfeição, fazem com que o companheiro se torne alguém que ele não é.

Casais que deixam a rotina tomar conta do relacionamento, acabam desenvolvendo um distanciamento afetivo em relação ao seu companheiro.

Casais que consideram seu parceiro ou relacionamento como algo garantido, fazem com que se dediquem muito menos tempo e energia necessários para criar um relacionamento saudável, feliz e satisfatória para ambos.

Neste artigo eu quero compartilhar com vocês os primeiros passos para melhorar o seu casamento.

Isso é para que você consiga enxergar os pontos que você precisa trabalhar em si mesma, para que seja possível projetar ao seu parceiro algo que deseja e precisa ter em seu relacionamento.

Passo 01: Seja sempre melhor

Uma coisa que aprendemos com a vida é que não podemos controlar nossos parceiros.

A melhor coisa que você pode fazer é ter a certeza de que você é a sua melhor versão!

Quando você se sente mais confiante, forte e seguro(a), você tem mais chances de conseguir lidar com os problemas do seu relacionamento como o da sua vida em geral.

Se você gastar um pouco de tempo para melhorar a si mesmo, talvez o nevoeiro se levante e seu parceiro se lembre de todas as razões pelas quais ele ou ela se apaixonou por você em primeiro lugar.

Por isso é importante…

Em vez de dizer no que o seu parceiro está errado, comece analisando a sua própria jornada.

Passo 2: Se orgulhe da sua aparência interna e externa

Idealmente seu parceiro deveria amá-lo incondicionalmente, não deveria? A aparência deveria ficar em segundo plano.

Mas nem sempre isso acontece…

Principalmente quando outras coisas na sua vida acabam tomando mais tempo e o seu foco – trabalho, filhos, tarefas domésticas, problemas financeiros etc.

Tudo isso e muito mais coisas podem levar você a não estar interessada em como está a sua aparência.

Então, sim, você pode ter ganho peso e envelhecido; seu tempo e energia podem ter sido absorvidos pelos dramas da vida.

A questão é: isso impediu que você se tornasse uma pessoa feliz e vibrante pelos acontecimentos da vida? Como está o seu interior?

Claro, eu não quero que você pinte um sorriso e finja que está tudo bem o tempo todo. Isso não é útil também!

Então eu espero que, independentemente da sua aparência, você tenha pessoas ao seu redor que o aceitem e amem incondicionalmente por quem você é.

Por mais difícil que seja a sua vida, cuide bem de si mesmo – o mais importante, para o seu próprio bem. Não deixe de cuidar de você mesma, tanto no seu interior como exteriormente.

Passo 3: Deixe de lado a negatividade

Você pode nem ter percebido o quanto suas conversas podem ser cheias de negatividade.

Talvez, sem perceber, você tenha sucumbido cada vez mais a insistir constantemente sobre o que seu parceiro deveria ou não deveria estar fazendo, em geral, sendo uma pessoa mal-humorada, se queixando de tudo e todos.

Eu realmente entendo como é fácil cair nessa armadilha. No entanto, se constantemente insistindo com essa atitude você consegue ver que não está funcionando, por que continuar na mesma linha? É hora de uma nova abordagem.

Posso garantir que sua negatividade não tornará sua outra metade em um parceiro ou cônjuge melhor. E isso certamente não te deixa mais amável.

Passo 4: Seja uma parceira ativa na vida de seu companheiro

É muito fácil se desligar de coisas que você não possui interesse ou em um assunto que você já ouviu falar antes. Dentro de um relacionamento isso não é diferente.

O estresse e preocupações ocupam todo o seu tempo e atenção.

Principalmente quando os interesses do casal não se combinam. Mas é de extrema importância para o relacionamento que você se interesse pelas experiências, pensamentos e sentimentos do seu parceiro.

Ao fazer isso, você realmente os conhece e os entende.

Não é só no começo do relacionamento que precisa-se ter curiosidade sobre o seu parceiro, ao decorrer da vida as pessoas e coisas mudam.

Por menor que seja essa mudança, ela ocorre.

Tente encontrar aspectos em seu parceiro que você consiga se relacionar.

– Se o seu parceiro é apaixonado por esportes por exemplo, você pode tentar saber mais sobre como essa paixão se desenvolveu ou como foi esse tipo de experiência no decorrer da sua vida.

– Faça perguntas e ouça-o atentamente. Mostre um interesse real no que o seu parceiro tem para dizer, vá cada vez mais a fundo em relação aos interesses que ele possui.

O mais importante, não interrompa! A ideia é que seja uma conversa de mão dupla, onde o parceiro possa se sentir ouvido e valorizado.

Passo 5: Não seja tão exigente e carente

Se você sente a necessidade de pegar toda a atenção, sendo por qualquer motivo, isso faz com que o seu parceiro fique sem seu próprio espaço.

Ele também precisa ser capaz de expressar seus sentimentos, desejos, necessidades, sonhos e experiências.

O seu parceiro também precisa ter um tempo e liberdade para se desenvolver. Ele ou ela não está lá apenas para a sua felicidade.

Preste atenção se:

1- As SUAS necessidades estão tomando grandes proporções e espaço em seu relacionamento;

2- Os seus medos estão sendo depositados no seu relacionamento ou estão se tornando um empecilho para o seu desenvolvimento;

3- Você interrompe o seu parceiro quando ele está tentando falar algo;

Dar e receber atenção em equilíbrio é o que mantém relacionamentos vivos e saudáveis. É a base de um relacionamento íntimo.

E o seu parceiro?

O futuro do seu relacionamento depende em igual medida de você e do seu parceiro. Converse com seu parceiro, realmente ouça e descubra o que está acontecendo entre vocês.

Minha sugestão para você é que conheça o programa Casais que dão certo, com ele você vai descobrir como construir um relacionamento saudável mesmo que o seu casamento não pareça ter mais solução.

Tire um tempo para pensar sobre seu próprio papel no relacionamento e como você pode aplicar os passos que foram mencionados aqui.

Os obstáculos na estrada do relacionamento, estão aí para serem superadas em conjunto.

Com amor,
Lisandra Zanuto

Psicóloga e Coach, Especialista em Relacionamentos